PESQUISAR CONTEÚDOS

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Com que Roupa EU Vou


Recentes acontecimentos divulgados pela grande imprensa trouxeram à tona a discussão sobre trajes mais apropriados para serem usados em ambientes de trabalho e também em locais de estudo. é dever do servidor "apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao ambiente, em razão da natureza do serviço ou da atribuição do cargo ou da função". Dispositivo similar existe no Código de Ética Profissional.
Na realidade a vestimenta depende do bom senso de cada um. Para ela, trajes inadequados para as mulheres são, por exemplo, saias e blusas muito curtas, decotes exagerados, calças muito justas ou de cós muito baixo etc. Já para os homens, nada muito esportivo, como bermuda, camisetas muito chamativas ou com dizeres que possam agredir as pessoas a sua volta.
As empresas especificassem o que é adequado e o que é fora de padrão, facilitaria a compreensão dos funcionários e diminuiria a possibilidade de problemas com vestimentas.
Para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o uso de trajes indevidos é motivo de demissão por justa causa se esse comportamento estiver fora dos padrões estabelecidos pela empresa ou instituição. Além disso, o descumprimento das regras sociais e internas, conhecido como mau procedimento, também é motivo para "rescisão do contrato de trabalho pelo empregador".
Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: