PESQUISAR CONTEÚDOS

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Teste de Q.I.

Este é um exemplo de ilusão na percepção de movimento, visto em estímulo físico (a imagem) que é, de fato, imóvel ou estática. Esse fenômeno que engana os nossos olhos ocorre porque as imagens que fazem isso foram construídas propositalmente para tal. Existe controvérsia quanto às explicações científicas, mas sabe-se que os olhos não são os responsáveis. Supostamente, o problema ocorre porque uma região do cérebro chamada córtex, que é responsável pela percepção de movimento, é diretamente estimulada por essas imagens.

Ilusões de Movimento são apenas um dos tipos de ilusão de ótica, apesar disto pode ser um dos mais incômodos, pois, em alguns casos, chegam a provocar tontura e mal-estar em quem observa.

O truque, senão para evitar, mas pelo menos para ter certeza que as imagens não estão em movimento é não olhar difusamente para ela como um todo. Fixe sua visão em um ponto que parece se mover e você notará que ele está completamente parado. Esforçando-se bastante ao focar este ponto com muita concentração, a ilusão toda parará.

O autor da imagem ilusória acima e das que aparecem abaixo é o japonês Akiyoshi Kitaoka.








Fonte: liberfel@hotmail.com (Bico) e http://www.humornaciencia.com.br/miscelanea/QI.htm


Luciano - Copyright © 2009

2 comentários:

Júlia disse...

muito difícil nem te conto!

Rhamon Rhael disse...

Ainda estou tentando sair do labirinto...