PESQUISAR CONTEÚDOS

terça-feira, 23 de março de 2010

23 DE MARÇO DE 2010 - 20 de Março OUTONO

Folhas caindo, temperaturas mais amenas, diminuição da quantidade de chuvas e nevoeiros em algumas regiões do país. Essas são algumas mudanças que ocorrem com a chegada do outono. A estação começou no dia 20/3, às 14h32, e termina na tarde do dia 21/6.


A mudança de estação do verão para o outono é chamada de Equinócio. No primeiro dia do outono, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador. Esse fenômeno faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração na maior parte do planeta. Daí a palavra "equinócio", que significa "noites iguais aos dias".


Apesar de as temperaturas caírem, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde. "As pessoas tendem a ficar mais próximas umas das outras nos períodos mais frios. Essa proximidade, aliada a outros fatores, favorece a transmissão de doenças virais como gripes e resfriados".


Por que as folhas ficam avermelhadas no outono?
A mudança na coloração das folhas durante o outono é mais comum no hemisfério norte. Segundo pesquisa da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, a antocianina, pigmentação vermelha que se acumula nas folhas, é uma proteção contra a radiação solar intensa da estação. Ela funciona como uma barreira para o tecido que realiza a fotossíntese e preserva a habilidade das árvores de produzir energia.





Nenhum comentário: