PESQUISAR CONTEÚDOS

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que há de tão sedutor no que é grátis?


O que há de tão sedutor no que é grátis?



Por que sentimos essa necessidade irracional de pular em cima do que é grátis, mesmo quando não é o que queremos? Creio que a resposta é a seguinte: a maioria das transações tem um aspecto positivo e um negativo, mas quando algo é grátis, esquecemos o negativo. O grátis nos oferece uma carga emocional tão grande que percebemos o que é oferecido como algo de valor imensamente maior do que o real. Por quê? Acho que é porque temos um medo intrínseco da perda. O verdadeiro chamariz do grátis está vinculado a esse medo. Não existe possibilidade visível de perda quando escolhemos alguma coisa grátis (não é preciso pagar). Mas vamos supor que escolhemos um objeto que não seja grátis Oh-oh! Agora há o risco de ter tomado uma decisão ruim – uma possibilidade de perda. E, assim, podendo escolher, optamos pelo que é grátis.


(do livro: “Previsivelmente Irracional – como as situações do dia-a-dia influenciam as nossas decisões” – Dan Ariely)


Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: