PESQUISAR CONTEÚDOS

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Saúde Por Atividade Física

As vantagens dos exercícios físicos se estendem por quase todas as idades: Velhos, jovens, sadios, doentes. No entanto, é muito importante o conhecimento dos Limites, Idade e Capacidade Física de cada pessoa (individualmente). Os exercícios podem ser: AERÓBICOS E ANAERÓBICOS.




EXERCÍCIOS AERÓBICOS

Facilitam o consumo de oxigênio. São exercícios ou modalidades que exigem a movimentação repetitiva de grandes massas musculares (Ex.: caminhada, remo, natação, ciclismo, hidroginástica), desde que mantenham (VELOCIDADE E INTESIDADE) compatíveis com os limites cardíacos e pulmonares de cada um.




O exercício AERÓBICO deve ser moderado, prolongado e regular. De todos os exercícios AERÓBICOS, o mais seguro, mais agradável e mais fácil de ser sustentado é a caminhada.
A caminhada AERÓBICA desenvolvida à razão de (um) 1 quilômetro em cada 8 minutos, ou 7,5 horas, é superior a todas as outras formas de exercícios, tanto para controle de peso, como para o condicionamento do sistema cardiovascular. Na base de 1 km/8 minutos, ou pouco mais rápido, consome-se mais oxigênio, usa-se mais energia e queimam-se mais calorias de quem corre à mesma velocidade.




Benefícios do EXERCÍCIO AERÓBICO:

  • A circulação é ativada;
  • Fortalece o coração;
  • Dá vida e vigor a cada órgão;
  • Melhora a eficiência cardíaca;
  • Ajuda a normalizar a pressão arterial;
  • Diminui os riscos de doenças do coração, derrame cerebral e diabetes;
  • Queima calorias e faz perder peso;
  • Previne e atenua doenças articulares.


EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS


São exercícios de pequena duração em que predomina a tensão muscular e que exige grande esforço e explosão (Ex.: Levantamento de Peso; Corrida de Curta Duração). São exercícios que não utilizam o oxigênio para a produção de energia. Não deve-se usar este tipo de exercício quando:

  • O coração não estiver preparado (condicionado).
  • Estivermos sentindo "dor" no coração.
  • Nossa intenção for a queima de gordura, pois não há queima neste exercício.
  • Jogos esporádicos, sem treinamento prévio, forçam muito o coração.

ALONGAMENTO

Antes e depois de uma caminhada, faça uma sessão de alongamento para manter os músculos firmes e evitar que fiquem doloridos. Alongue os músculos da perna, panturrilha e tendões, com uma suave e firme pressão, até sentir uma leve dor.

COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA

- Flexibilidade: Capacidade de realizar amplos movimentos articulares. É a expressão certa do alongamentomuscular, da extensibilidade das cápsulas articulares, ligamentos e tendões, permintindo amplos movimentos corporais. Um exemplo de doença que se desenvolve como consequência da perda da flexibilidade, é a dor lombar.

- Força Muscular: Capacidade de realizar esforços, resistindo ou vencendo resistências, como na ação de transportar, empurrar, tracionar ou sustentar pesos.

- Resistência Muscular Localizada: Capacidade do músculo e grupos musculares de realizar contrações e relaxamentos por um tempo prolongado, sem fadiga excessiva.

- Adequada Composição Corporal: Refere-se às taxas relativas dos tecidos ósseos, muscular, adiposo e visceral, e o conteúdo de água. O termo refere-se às taxas normais de gorduras de reserva (embaixo da pele), a níveis normais de água e um satisfatório desenvolvimento muscular, compatível com as necessidades de cada um.

- Resistência CardioVascular e Respiratória: Capacidade desses sistemas capaterem e fornecerem oxigênio às hemáceas, de transportá-las no sangue a todos os tecidos fornecendo-lhes o oxigênio e os nutrientes necessários à suas atividades e a remoção dos produtos finais do metabolismo dos diferentes tecidos, para que esses "restos metabólicos" não se acumulem no organismo e provoquem alterações indesejáveis.

Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: