EXERCÍCIOS AERÓBICOS
O exercício AERÓBICO deve ser moderado, prolongado e regular. De todos os exercícios AERÓBICOS, o mais seguro, mais agradável e mais fácil de ser sustentado é a caminhada.
Benefícios do EXERCÍCIO AERÓBICO:
- A circulação é ativada;
- Fortalece o coração;
- Dá vida e vigor a cada órgão;
- Melhora a eficiência cardíaca;
- Ajuda a normalizar a pressão arterial;
- Diminui os riscos de doenças do coração, derrame cerebral e diabetes;
- Queima calorias e faz perder peso;
- Previne e atenua doenças articulares.
EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS
São exercícios de pequena duração em que predomina a tensão muscular e que exige grande esforço e explosão (Ex.: Levantamento de Peso; Corrida de Curta Duração). São exercícios que não utilizam o oxigênio para a produção de energia. Não deve-se usar este tipo de exercício quando:
- O coração não estiver preparado (condicionado).
- Estivermos sentindo "dor" no coração.
- Nossa intenção for a queima de gordura, pois não há queima neste exercício.
- Jogos esporádicos, sem treinamento prévio, forçam muito o coração.
ALONGAMENTO
Antes e depois de uma caminhada, faça uma sessão de alongamento para manter os músculos firmes e evitar que fiquem doloridos. Alongue os músculos da perna, panturrilha e tendões, com uma suave e firme pressão, até sentir uma leve dor.
COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA
- Flexibilidade: Capacidade de realizar amplos movimentos articulares. É a expressão certa do alongamentomuscular, da extensibilidade das cápsulas articulares, ligamentos e tendões, permintindo amplos movimentos corporais. Um exemplo de doença que se desenvolve como consequência da perda da flexibilidade, é a dor lombar.
- Força Muscular: Capacidade de realizar esforços, resistindo ou vencendo resistências, como na ação de transportar, empurrar, tracionar ou sustentar pesos.
- Resistência Muscular Localizada: Capacidade do músculo e grupos musculares de realizar contrações e relaxamentos por um tempo prolongado, sem fadiga excessiva.
- Adequada Composição Corporal: Refere-se às taxas relativas dos tecidos ósseos, muscular, adiposo e visceral, e o conteúdo de água. O termo refere-se às taxas normais de gorduras de reserva (embaixo da pele), a níveis normais de água e um satisfatório desenvolvimento muscular, compatível com as necessidades de cada um.
- Resistência CardioVascular e Respiratória: Capacidade desses sistemas capaterem e fornecerem oxigênio às hemáceas, de transportá-las no sangue a todos os tecidos fornecendo-lhes o oxigênio e os nutrientes necessários à suas atividades e a remoção dos produtos finais do metabolismo dos diferentes tecidos, para que esses "restos metabólicos" não se acumulem no organismo e provoquem alterações indesejáveis.
Luciano - Copyright © 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário