PESQUISAR CONTEÚDOS

sexta-feira, 14 de maio de 2010

OS REQUIXÁ

Os modelos antigos desse tipo de transporte, embora já fosse usados durante o reinaldo de Luís XIV da França (1638-1715), alguns atribuem a invenção do requixá puxado por pessoas, à um missionário americano, durante a sua permanência no Japão na década de 1870. Acredita-se que ele tenha projetado um meio de transporte inovador para sua frágil esposa, e que esse veículo tenha sido o primeiro a ser chamado de jinrinquixá (nome que em japonês significa veículo de tração humana).


Com o tempo, vários tipos de requixá se tornaram populares em toda Ásia como um meio de transporte barato. A utilização do rquixá em diferentes lugares da Ásia, se dá ao fato da topografia ser plana e das inúmeras vielas e becos por onde outros tipos de transporte público não conseguiram passar. Muitas pessoas consideram agradável usar esse meio de transporte não-poluente. Na maioria das cidades asiáticas, os requixás estão "ameaçados de extinção". Nesses lugares, o desejo de transporte coletivo e de um estilo de vida moderno tem tornado os requixás quase que obsoletos. Embora muitas pessoas os consideram ultrapassados, existe um empenho de preservar os requixás por criar modelos mais modernos.

Claro que na Ásia tem muitas formas de transporte público - ônibus, táxi, motocicleta, requixá motorizado e o colorido ciclo-requixa. Mas sevocê escolher dar uma voltade ciclo-requixá pelas ruas lotadas de algumas cidades da Ásia, essa experiência será inesquecível.

Nenhum comentário: