A bandeira da Austrália, criada em 1901 em um concurso promovido pelo primeiro premiê do país, Sir Edmund Barton, possui três elementos em um fundo azul. O primeiro é a bandeira do Reino Unido, em uma lembrança da colonização britânica.
O segundo elemento é formado por cinco estrelas, que formam o Cruzeiro do Sul (Southern Cross em inglês), constelação que só pode ser vista no hemisfério sul.
O outro elemento é uma estrela de sete pontas, a Estrela da Federação, embaixo da bandeira britânica, e representa a união entre os seis estados e os territórios da Austrália.
Como a bandeira do Japão é uma das mais populares do mundo (um círculo vermelho sobre fundo branco), é comum pensar que Bangladesh imitou os japoneses ao criar sua bandeira.
Porém, a bandeira de Bangladesh tem uma razão. Inicialmente havia o mapa do território sobre o círculo vermelho (à esquerda na imagem). A teoria mais aceita é que o mapa foi retirado para facilitar sua reprodução. Sendo assim, o país ficou com uma bandeira quase igual à japonesa, apenas trocando o branco pelo verde.
A bandeira foi adotada após a guerra de independência, em 1971. O disco vermelho simboliza o sangue daqueles que morreram lutando pela liberdade do país e também o sol que nasce sobre o país, na porção central da Ásia. O verde representa a terra. À diferença da bandeira japonesa, o circulo vermelho não é centralizado, ele fica mais à esquerda.
Adotada na década de 1930, a bandeira da Arábia Saudita tem escrito sobre uma espada a declaração da fé islâmica: “Não há deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro”.
DA BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO PAULO?
A frase em latim Non Ducor Duco, que aparece escrita no brasão da cidade de São Paulo (veja abaixo, na bandeira da capital paulista), significa “Não sou conduzido, conduzo”.
O QUE SIGNIFICA AS
PALAVRAS DA BANDEIRA DE MINAS?
Libertas Quase Sera Tamen, dístico em latim impresso na bandeira de Minas Gerais, significa “liberdade ainda que tardia” e nasceu em 1789, durante a Inconfidência Mineira, tentativa de transformar Minas Gerais em uma república separada de Portugal.
O “nego” na bandeira da Paraíba vem do verbo negar. Remete ao fato de que João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, presidente (governador) da Paraíba em 1929, não aceitou o apoio dado pelo presidente do Brasil à época, Washington Luís, a Júlio Prestes em sua sucessão.
João Pessoa era sobrinho do ex-presidente Epitácio Pessoa, que apoiava Getúlio Vargas. Ao romper com Washington Luís, apoiou Vargas, de quem se tornaria vice-presidente. Pessoa enviou telegrama a Washinton Luís se negando a apoiar Prestes, daí o “nego”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário