PESQUISAR CONTEÚDOS

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Senhor dos Anéis: THE LORD OF THE RINGS


Autor: J.R.R. Tolkien
Idioma: Inglês
País: Reino Unido
Gênero: Aventura
Lançamento: 1954
Título Original: The Lord of the Rings
A trilogia série do ano de 2002 começou muito bem na área do cinema fantástico com a estréia nos cinemas brasileiros em primeiro de janeiro (e nos EUA em 19/12/01), da aguardada fantasia com elementos de horror O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring), numa co-produção entre Estados Unidos e Nova Zelândia, baseada na famosa obra literária lançada em 1954 do escritor sul africano John Ronald Reuel Tolkien (1892 / 1973). Professor de línguas anglo-saxônicas na Universidade de Oxford, na Inglaterra, ele demorou 16 longos anos para escrever uma história de 1.200 páginas, num complexo universo ficcional, e que foi publicada em três livros. Os filmes de fantasia apareceram com grande força nos últimos anos, destacando duas franquias em especial, de muito sucesso entre o público: "Harry Potter", mais voltada para uma audiência infanto-juvenil, apresentando a saga do bruxo adolescente homônimo e suas aventuras pelo mundo fictício de Hogwarts, da obra literária de J. K. Rowling, e a trilogia "O Senhor dos Anéis" (formada por "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei"), mais direcionada para um público adulto.


A história de O Senhor dos Anéis ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças humanóides: Elfos, Anões e Orcs.


A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A história principal é seguida por seis apêndices que fornecem uma riqueza do material de fundo histórico e linguístico.


Trata-se de uma coleção de diversos episódios reunindo diversos personagens. A história é ambientada num mundo mitológico chamado de Terra-média (Middle-earth), povoado por diversas raças diferentes entre humanos, hobbits, elfos, anões e os terríveis orcs. Numa antiga batalha entre o Bem e o Mal, este último representado por Sauron, o rei de Mordor e o Senhor do Escuro, um poderoso anel foi criado no fogo da Montanha da Perdição e quem o usasse poderia controlar e subjugar todos os outros povos. No confronto, o anel foi retirado de Sauron pelo humano Isildur, e uma vez não sendo destruído por causa da fraqueza humana de seu portador, o precioso objeto ficou perdido por muito tempo até que um hobbit, Bilbo Baggins (Ian Holm), o encontrou depois de passar pelas mãos de uma outra criatura estranha chamada Gollum (personagem digital com a voz, os movimentos e expressões faciais interpretados pelo ator inglês Andy Serkis). Após mais de sessenta anos em segredo, Bilbo repassa o anel para seu sobrinho Frodo Baggins (Elijah Wood), que torna-se a partir daí o seu portador oficial com a difícil tarefa de destruí-lo para evitar que retornasse às mãos de Sauron e conseqüentemente permitisse uma nova era de escuridão sobre a Terra-média.

3 comentários:

Willian disse...

Perfeita Trilogia do livro e filme, grande épico com muita aventura e fantasia, muito bom.

simi disse...

É faltou mais filmes deles pia como os outros rs ,filmes... v~e se agora coloque filmes rsrs

Anônimo disse...

Um maravilhoso filme épico o Senhor Dos Anéis mas vc faltou comentar mais das "Duas Torres" e o Retorno do Rei"