A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
Simplificando:
a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.
b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.
c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades, reprsesentado pelo sinal de interrogação.
d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento e que exige grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receita são estrelas.
OBS. A Matriz BCG tem a vantagem de não apresentar uma só estratégia para todos os produtos, bem como equlibrar a carteira de negócios e produtos em geradores e tomadores de caixa. E é uma ferramenta de tomada de decisão administrativa para ter uma análise do posicionamento dos produtos e serviços no mercado.
Luciano - Copyright © 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário