PESQUISAR CONTEÚDOS

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Relação entre Risco e Retorno EM APLICAÇÕES E INVESTIMENTOS


Em Finanças RISCO é considerado o grau de incertezas associado à um investimento ou aplicação financeira. Com isso vemos que quanto maior a volatividade dos retornos de um investimento, maior será o seu RISCO.
O retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida de volatividade dos RETORNOS e das INCERTEZAS DOS RESULTADOS FUTUROS.
RISCO é uma função crescente do prazo. Ou seja, quanto maior o tempo que os fundos permanecem aplicados, maior será o seu risco envolvido. Se um investimento não tem chance de perda e é feito por período por um período muito curto ele é considerado livre de risco.
O retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido e uma medida de volatividade dos retornos e da incerteza dos resultados futuros.
RISCO ou INCERTEZA acerca do futuro, também causa um declínio no valor do dinheiro. Como o futuro é incerto o RISCO aumenta com o passar do tempo. Ninguém pode prever com convicção o futuro da economia ou as tendências econômicas e financeiras em outras partes do mundo. É impossível prever com precisão se o dinheiro investido hoje estará disponível amanhã.
RISCO E RETORNO são a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. De modo geral, RISCO é uma medida da VOLATIVIDADE ou INCERTEZA dos retornos, RETORNOS que são as receitas esperadas ou tidas como fluxo de caixa previsto de qualquer investimento.
RISCO portanto esta associado ao grau de incertezas de um investimeto. Quanto maior a VOLATIVIDADE dos RETORNOS de um investimentos, maior será o seu RISCO.
NOTA: RISCOS PEQUENOS estão associados à RETORNOS BAIXOS, RISCO GRANDES estão associados à RETORNOS ALTOS. O retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido. RISCO é a medida da VOLATIVIDADE dos RETORNOS e da incerteza dos RESULTADOS FUTUROS.
VOLATIVIDADE: Em Finanças refere-se à quantidade de flutuações que ocorrem com uma série de números desviarem da média representativa.




Luciano - Copyright © 2009