PESQUISAR CONTEÚDOS

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Caminhões da Betoneira

A indústria de caminhões se instalou no Brasil nos anos 50, com o incentivo da criação do parque fabril iniciada pelo governo de Juscelino Kubitschek. O primeiro caminhão feito por aqui foi o Ford F-600, em agosto de 1957, com motor V8 à gasolina, de 167hp, com 40% de índice de nacionalização.


Caminhão menos poluente no Brasil somente em 2012


A indústria de caminhões investe para produzir mais. Mas o programa de redução de emissões será mesmo adiado. Os fabricantes de veículos estão praticamente fechados em torno da proposta surgida na semana passada, que prevê pular a etapa do programa de redução dos níveis de enxofre prevista para janeiro de 2009 e atender, daqui a cerca de três anos, um nível mais rigoroso, em vigor na Europa.


Os motores dos caminhões produzidos hoje no Brasil estão preparados para um combustível com com até 2 mil ppm (partes por milhão ) de enxofre. Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a partir de janeiro, os veículos deveriam estar preparados para receber um combustível com 50 ppm. Um jogo de empurra-empurra cercou todo o desenvolvimento dessa nova etapa, que exige equipamento mais sofisticado, que deve encarecer os caminhões entre 5% e 7%.




























Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: