PESQUISAR CONTEÚDOS

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EXPRESSÕES DE FÉ - Judaísmo

Através de séculos, o Judaísmo provou ser uma tradição notavelmente resistente e duradoura. Essa religião uniu os fiéis em tempos bons e ruins; em ambientes hostis e em épocas de paz, plenitude e harmonia. Talvez essa seja a razão do Judaísmo ser o sustenculo de bases enraizadas em fortes tradições. Porém, a questão sobre o quanto se deve permitir que o ambiente não-judeu influencie as práticas judaicas caractaríticas é muito complicada - uma questão que resultou em um conjunto de respostas com muitos lados.
Nos tempos contemporâneos, essa tradição de fé se desenvoleu, expandindo-se em ramificações; cada uma delas com uma abordagem diferente à difícil pergunta relacionada à acomodação das inúmeras influências do mundo exterior. Essas influências, é claro, foram e ainda são incrivelmente variadas, pois a observância judaica ocorre em um confuso arranjo de cenários sociais e culturais.



Ideologia do Judaísmo

As idéias que orientam e sustentam o Judaísmo são animadas por uma crença de que Deus dirige todos os aspectos da atividade humana, pública e privada, individual e coletiva. Uma "religião" que liga a Humanidade à Deus entendida como um conjunto limitado de práticas, ou como uma entidade separada de um reino ou uma tribo.
O ponto central era a devoção inabalável à vontade de um Deus em todo e qualquer aspecto de uma pessoa. A devoção determinada a um Deus único e todo-poderoso pode muito bem ter sido uma das características que permitiram aos hebreus perpetuar e estender sua fé mesmo depois do desaparecimento do que um observador moderno chamaria de "estrutura política".



Bases do Judaísmo
  • A história do Judaísmo está intimamente ligada ao antigo reino de Israel, embora não seja seu sinônimo. A linhagem do Judaísmo remonta ao patriarca Abraão.
  • A Torá ensina a respeito de Abraão e da Aliança que ele fez com Deus.
  • A importância da Aliança (o acordo de Deus com o ovo escolhido de Israel) e a Lei (o registro da revelação de Deus) não são um exagero dentro dessa expressão de fé.
  • Os Dez Mandamento - são o cerne da Lei Judaica - influenciou de maneira profunda não apenas o Judaísmo, como também o Cristianismo e o Islamismo. Essas dez injunções podem ser entendidas como os elementos centrais não apenas da tradição judaica, mas de toda a linhagem monoteísta.
  • Segundo a Bíblia hebraica, os profetas foram escolhidos por Deus para lembrar ao povo o amor do Criador e a necessidade de sua obediência à Lei.

Fonte: The Complete idiot's guide to word religions. Autores: Brandon Toropov e Padre Lucke Buckles. 2006

Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: