PESQUISAR CONTEÚDOS

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nano Tecnologia - GERAL

Mas o que é Nano Tecnologia?

É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem. Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o microscópio eletrônico de varredura, o MEV. Em que o objetivo não é chegar ao controle preciso e individual dos átomos, mas de desenvolvimento.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanotecnologia




A Nanotecnologia está relacionado com construção e estruturação de novos materiais constituindo-se dos átomos, esta é uma área que esta ainda em desenvolvimento, mas que tem muitas chances de crescer.


A Nanotecnologia hoje engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores da indústria e das áreas estratégicas. Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.


Os principais materiais que a nanotecnologia tem a ver com a criação são: pó antibactéria, produtos para limpar materiais tóxicos, produtos cosméticos, microprocessadores, raquetes e bolas de tênis e uma infinidade de produtos.


Apesar dos satisfatórios avanços rumo ao desenvolvimento intelectual da Humanidade, não podemos garantir que a Nanotecnologia não será desenvolvida plenamente nos próximos anos. Embora poderia levar mais tempo, a prudência -e possívelmente a nossa sobrêvivencia - exige que pensemos no cenário mais antecipado e que, portanto, nos preparemos já.




Produtos e serviços que já estariam no mercado


- Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:
- Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;
- Raquetes e bolas de tênis;
- Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;
- Filtros de proteção solar;
- Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta;
- Tratamento tópico de herpes e fungos;
- Nano-cola, capaz de unir qualquer material a um outro;
- Pó antibactéria;
- Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;
- Produtos para limpar materiais tóxicos;
- Produtos cosméticos;
- Sistemas de filtração do ar e da água.
- Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral;
- Polimento de faces e superfícies com nanotecnologia sem micro-riscos.



Luciano - Copyright © 2009

Nenhum comentário: