"Corre-corre do homem moderno pode causar estresse e colapsos nervosos. Para especialistas, grande dificuldade é administrar tarefas cotidianas."
Se você acha que não tem tempo para ler essa matéria, cuidado! Você sofre de um mal cada vez mais comum entre os brasileiros. Apesar de todas as facilidades da vida moderna, reclama-se cada vez mais da falta de espaço na agenda para desenvolver atividades dentro e fora do ambiente de trabalho.
Tempo de sobra?
A jornada de trabalho no Brasil é de oito horas diárias. Em tese, sobram oito horas para dormir e outras oito que são divididas entre família, estudos e lazer. No entanto, alguns fatores como engarrafamentos e tempo ocioso durante o horário de almoço acabam reduzindo as horas vagas. A grande dificuldade é administrar adequadamente o que sobrou, problema tão frequente que já existem cursos para dar orientações sobre como organizar bem o tempo.
Dicas para administrar bem o seu tempo
Adote novos hábitos de vida e exercite no seu dia a dia os seguintes princípios de administração do tempo:
- defina metas e fixe prioridades;
- mantenha-se focado nas metas e prioridades para evitar a dispersão de energia;
- evite ou administre interrupções causadas por telefone e visitantes inesperados;
- mantenha-se atento às inovações tecnológicas do seu campo de atuação;
- quando se propuser a fazer algo, vá até o fim. Não espere a vontade chegar para fazer aquilo que tem de ser feito.
Fonte: Carlos Azevedo Maia, professor de Administração do Tempo na FGV
Luciano - Copyright © 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário